YOGA  ►   CONHECENDO O YOGA


A palavra Yoga deriva da raiz sânscrita “yug”, que significa jungir, atar, reunir, ligar, dirigir e concentrar a atenção sobre, usar e aplicar. Significa também união ou comunhão.  Em termos espirituais ela se refere à união da consciência individual com a consciência universal.

Em sentido prático, a Yoga é um meio de equilibrar e harmonizar o corpo, a mente e as emoções, como uma ferramenta que permite nos retirarmos do caos do mundo e encontrar um espaço de tranquilidade interior.

A maioria de nós enfrenta adversidades e sofrimentos e muitos são afligidos por padecimentos físicos e emocionais, estresse, tristeza, solidão e ansiedade. Embora esses problemas geralmente sejam atribuídos às exigências da vida moderna, os seres humanos sempre se veem às voltas com as mesmas adversidades e os mesmos desafios: ganhar seu sustento, cuidar da família, encontrar significado e propósito para a vida.

São esses, desde sempre os desafios que a humanidade enfrenta. Como animais, andamos pela terra. Como portadores da essência divina, vivemos entre as estrelas. Como seres humanos, estamos presos nesse intermédio, tentando conciliar o paradoxo de trilhar nosso caminho na terra enquanto buscamos algo mais permanente e profundo. Muitos procuram essa Verdade maior no céu, mas ela está bem mais próxima que as nuvens. Reside dentro de nós e pode ser encontrada por qualquer um que se aventure na jornada interior.

As pessoas geralmente querem as mesmas coisas. A maioria deseja simplesmente saúde física e mental, compreensão e sabedoria, paz e liberdade. Os meios que utilizamos para atender a essas necessidades básicas muitas vezes se rompem nas costuras, à medida que somos puxados de um lado para o outro pelas diferentes, e geralmente conflitantes, demandas da vida humana. A finalidade do Yoga, assim compreenderam seus sábios, é satisfazer todas as necessidades humanas num todo abrangente e inconsútil. Seu objetivo é nada menos que alcançar a integridade da unidade – unidade conosco e, consequentemente com tudo que está além de nós. Assim nos tornamos o microcosmo harmonioso no macrocosmo universal. A unidade, que pode-se chamar de integração, é o alicerce da totalidade, da paz interior e da liberdade suprema.

Para um praticante de Yoga, liberdade significa não ser atingido pelas dualidades da vida, por seus altos e baixos, seus prazeres e sofrimentos. Significa a equanimidade e, fundamentalmente, a descoberta de que existe, em cada pessoa, um núcleo interno sereno, sempre em contato com o infinito eterno e imutável.

Precisamos encontrar uma maneira de canalizar as emoções negativas e o estresse mental para fora de nosso corpo, utilizando a energia vital inata ao corpo. Para tanto a Yoga recorre a movimentos (asanas), respirações (pranayama), relaxamento (yoganidra) e meditação(dhyana) visando estabelecer uma atitude saudável, positiva e equilibrada em relação à vida.

Benefícios

  • Alonga e tonifica
  • Melhora a mobilidade das articulações
  • Aumenta a flexibilidade
  • Equilíbrio
  • Concentração
  • Relaxamento
  • Consciência respiratória e postural
  • Acalma o sistema nervoso
  • Atividade restauradora e preventiva

Luz na Vida – B.K.S.Iyengar



B.K.S. Iyengar

O Yoga é uma ciência que visa levar o corpo, a mente e o espírito a um estado de integração. Saúde, felicidade, equilíbrio e elegância natural são os resultados dessa prática milenar